-
Arquitetos: VOID
- Área: 796 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Guarumo é uma residência contemporânea situada na costa do Pacífico da Costa Rica, onde o cenário tropical característico entra em harmonia com uma arquitetura moderna, simples e discreta, tudo com um alto nível de desenho.
O contexto do projeto é de uma encosta íngreme, portanto, a implantação adequada do programa arquitetônico foi fundamental para garantir uma adaptação otimizada. O escalonamento de seus blocos propicia uma adaptação real à topografia do terreno, minimizando o impacto no solo e evitando grandes movimentos de terra e custosos muros de contenção. Ao mesmo tempo, garante a aproveitamento das vistas espetaculares tanto para o oceano quanto para a densa paisagem natural ao redor.
O coração da Casa Guarumo consiste em um vazio, uma fratura no escalonamento dos blocos do programa, que se torna o ponto de encontro social do projeto para seus moradores e convidados. O conceito da não matéria sendo o ponto focal deste empreendimento é uma ironia intencional, pois obriga a vegetação a se tornar a protagonista. Esta área comum é equipada com várias comodidades, incluindo sua piscina de borda infinita que reflete um pôr do sol perfeito, o bar/churrasqueira e seu terraço que se estende sobre as copas das árvores. Estes propiciam o cenário perfeito para uma relação genuína com a natureza e o espaço, criando uma experiência única para seus usuários.
O projeto é um reflexo da busca que tem marcado nossa prática em relação à arquitetura sustentável influenciada pela arquitetura local e vernacular, com uma verdadeira compreensão do contexto. Desafiando um conceito errôneo comum no projeto tropical que utiliza materiais não duráveis em busca de uma estética mais "natural", nossa proposta inovadora de concreto armado, embora mais difícil de executar, oferece uma solução de baixa manutenção que perdurará ao longo do tempo.
Alguns dos elementos da arquitetura sustentável são o posicionamento estratégico da piscina como fonte de água em direção aos ventos dominantes para reduzir as temperaturas, o uso de materiais naturais e locais, como concreto aparente, pedra e madeira, e a proteção solar das janelas por meio de beirais sólidos. O uso de grandes aberturas de piso ao teto rompe a barreira entre dentro e fora para promover a ventilação natural. Por fim, a incorporação de vegetação circundante, a coleta de águas pluviais e o tratamento das águas residuais para irrigação são algumas das estratégias passivas para o desenvolvimento de um projeto sustentável e possível para um contexto tropical.
Dessa forma, a Casa Guarumo é uma proposta simbiótica que, além de tentar dominar o ambiente natural, o posiciona como ponto focal, um espaço vazio através do qual as barreiras entre o construído e o autóctone são quebradas, a discrição do projeto e a imposição da beleza panorâmica, propiciam o cenário ideal para a interação social e mistura cultural que ocorrem integralmente nos espaços compartilhados.